O Portal Resíduos Sólidos é hoje a maior fonte de informações gratuitas sobre o setor de resíduos sólidos no mundo em língua portuguesa. Todos os dias, leitores de todos os continentes e vários países do mundo, acessam nosso conteúdo para saber mais sobre o setor que é o elo entre desenvolvimento e sustentabilidade.
Análise da Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos de Salvador-BA
A Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pela Lei 12.305 de 2010 apresenta como um dos instrumentos de sua aplicação os Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. O item XI do artigo 3º classifica gestão Integrada como um conjunto de ações voltadas para a busca de solução para o resíduo sólido de forma a considerar as dimensões política, econômica, ambiental cultural e social, com controle social e sob a premissa do desenvolvimento sustentável.
A Análise da Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos de Salvador-BA mostra que ações correspondentes à gestão dos resíduos tiveram início antes mesmo da implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS, com a criação de entidades regulamentadoras e fiscalizadoras da gestão municipal dos resíduos.
Em 4 anos, lei dos aterros tem impacto nulo e 41,6% dos resíduos vão para lixões
No País de cinco anos atrás, 42,4% dos resíduos coletados iam para lixões ou aterros controlados (que não são sanitários). No ano passado, 41,6% tinham esse fim. Uma melhora de apenas 0,8 ponto porcentual. Pela lei, no entanto, o País não deveria ter mais nenhum lixão desde 2 de agosto de 2014. A destinação incorreta deveria ser zero.
Argentina desenvolve fábrica para tratamento de resíduos industriais
Na Argentina, um consórcio formado por entidades públicas e privadas está desenvolvendo um projeto para transformar resíduos industriais não perigosos em combustível sólido para fornos de cimento. A iniciativa tem mérito por buscar soluções para a redução de resíduos através da reutilização e reciclagem de materiais.
3 maneiras para recuperar espaços públicos
A construção de comunidades vibrantes, os impulsos da economia local e a valorização dos espaços verdes são três chaves importantes para recuperar a vida social no espaço urbano. De acordo com um artigo publicado no site Plataforma Urbana, é necessário investir numa planificação urbana sustentável que permita uma maior participação cidadã.