Argentina desenvolve fábrica para tratamento de resíduos industriais

Untitled-1

Na Argentina, um consórcio formado por entidades públicas e privadas está desenvolvendo um projeto para transformar resíduos industriais não perigosos em combustível sólido para fornos de cimento. A iniciativa tem mérito por buscar soluções para a redução de resíduos através da reutilização e reciclagem de materiais.

Ao utilizar resíduos para fabricar cimentos, além de recuperar materiais usados, diminui-se a dependência de combustíveis fósseis ou tradicionais e contribui para reduzir as emissões de gás carbônico e a exploração mineral. Alguns exemplos de resíduos industriais são o óleo, o papel e a borracha.

Gestão do projeto

Com o financiamento de $17.472.000, por parte da Agência Nacional de Promoção Científica e Tecnológica, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação Produtiva, o projeto será desenvolvido pela Universidade Nacional de San Martín (UNSAM) e a empresa Recycom S.A.

O projeto tem como objetivo principal a instalação de uma nova planta de produção de combustível, que a partir de um projeto piloto já existente, deverá configurar-se como solução tecnológica para o tratamento de resíduos.

A assinatura do convênio prevê entre as atividades, pesquisas em laboratórios com equipamentos de alta tecnologia e ensaios de trituração, separação, produtividade, qualidade e comportamento dos diferentes materiais analisados. Será também necessário capacitar, seguir e verificar as condições de segurança, saúde e meio ambiente para garantir que as pesquisas possam produzir bons resultados.

O projeto foi aprovado a partir de uma convocatória do Fundo de Inovação Tecnológica Setorial (FITS) – Meio Ambiente e Mudança Climática – 2013, e terá 3 anos de prazo para a execução.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*
*